Indico!



Livro: O jardim de ossos, escrito por Tess Gerritsen

O livro tem a peculiaridade de tratar paralelamente duas histórias acontecidas em séculos muito diferentes. O leitor fica preso com a forma que a autora tratar os acontecimentos nos dias atuais e em 1830, sendo que o que aconteceu em séculos tão distintos possui um elo que os une e explica a própria história de Júlia.
Recém-divorciada, Julia Hamill tenta recomeçar sua vida comprando uma casa antiga e muito necessitada de cuidados. Escavando o jardim abandonado, ela encontra um crânio. A polícia investiga e descobre um corpo que foi enterrado muito antes de a casa ter sido construída, em 1880. Julia, então, recebe um telefonema de Henry Page, primo da antiga proprietária da casa (Hilda) e historiador da família. Henry ficou com todos os documentos que estavam na casa de Hilda e oferece ajuda a Julia para, juntos, descobrirem mais sobre o esqueleto enterrado no jardim. E assim, vamos descobrindo mais sobre Norris, Rose e Holmes e sobre o Estripador de West End.

Tess faz uma reconstituição histórica muito boa – a gente se sente em 1830, com sua sujeira, preconceitos (contra imigrantes irlandeses e papistas), pobreza e luta pela sobrevivência.

Vemos também os elegantes salões onde cavalheiros e damas das classes altas se divertem e interagem. Norris é um personagem com um pé em cada ambiente: fazendeiro pobre vê no estudo da medicina, além de vocação natural, um modo de ascender socialmente. Sem contar com as inúmeras descrições das aulas de anatomia do profº Sewall, relatadas por Tess. Cheguei a sentir o cheiro e a viscosidade dos órgãos a cada vez que eu lia no livro quando o Dr.Sewall fazia sua apresentação com seus instrumentos militarmente precisos.
Rose Connolly é uma imigrante de 17 anos que vê sua irmã sofrer as dores do parto por cinco dias. Deitada numa cama de hospital, Aurnia sofria e guardava um segredo. Rose, apesar da pouca idade, é uma sobrevivente. Uma mulher forte, íntegra e amorosa. Além de muito bela. Começam a acontecer crimes hediondos, com as vítimas brutalmente mutiladas. Norris, que encontrou os dois primeiros corpos, passa a ser o principal suspeito. Para evitar ser preso, ele precisa da ajuda de Rose, a única que viu o assassino. Temendo por sua vida, Rose passa a se esconder e, depois de alguns dissabores, se junta a Norris e Holmes para tentar evitar novos assassinatos e eliminar a ameaça que paira sobre eles. Com todos os crimes, violações de sepulturas, aulas de anatomia e sofrimento e pobreza, o amor que nasce entre Rose e Norris é um sopro de ar fresco! Um amor calmo, belo, puro.

Mas o suspense e mistério que cercam esses personagens e os ligam a Julia e Henry e Tom, sobrinho-neto de Henry, é de um brilhantismo maravilhoso! Tess tece uma história perfeita e o último ponto completa o quadro de forma brilhante.

Editora: Record

Altura: 21 cm.

Largura: 14 cm.

Acabamento : Brochura

edição : 14ª Ed. / 2009 / ABRIL

idioma : Português

país de Origem : Brasil

Número de Paginas : 448

Tradutor : Alexandre Raposo


Um comentário:

  1. muito interessante :D
    assim que eu acabar com a saga do Fallen vou ver se compro esse, gosto de ler um de cada vez :P

    ResponderExcluir