Uma entrevista com Lauren Kate

Olá, pessoal! Fazendo um passeio pela net, encontrei uma entrevista bem legal que a galera do Up! Brasil fez com a Lauren Kate. Apoveitem e cuidado com os spoilers.
1. O que a levou a idéia de anjos caídos?
Eu tenho escrito histórias de amor desde o começo. Para mim, quanto mais complicados os romances, mais interessante a narrativa, então eu sempre procuro novos obstáculos para colocar no caminho dos meus amantes. Quando eu estava me tornando mestre em ficção, eu estava estudando narrativas bíblicas e me deparei com uma frase em Genesis (6:1-4), que descreve um grupo de anjos que se apaixonaram por uma mulher mortal. Colocando essa referência junto a uma citação em Isaias e outra em Paulo 82, os estudos escolares concluíram que aqueles anjos foram banidos do céu por causa do seu desejo. O que significa – você pode dizer – que esses anjos escolheram amar ao invés do céu. Eu achei que isso seria bastante interessante para complicar o romance. Eu comecei a pensar sobre que tipo de garota poderia atrair a atenção de um anjo. E o que seria para ela se encontrar nessa posição. Que tipo de conhecimento o anjo poderia ter? O que seus pais superprotetores pensariam? Daí, esse completo mundo encheu minha mente com anjos caídos, demônios, reencarnação, e uma guerra entre o bem e o mal, todos brigando por um pouquinho de ação.
2. Em quem a personagem Luce é baseada? E qual personagem você mais gosta?
Os traços físicos de Luce (a pronuncia do nome é “Loose”) é baseada em uma antiga amiga, uma amiga próxima – os cabelos crespos escuros, olhos castanhos, dentes pequenos, etc. Quando eu comecei a descrevê-la, acrescentei algumas características dessa amiga, entretanto, ao longo da história, Luce criou uma identidade própria. Eu compartilho algumas características com ela, como a sua teimosia e o seu romantismo. Mas, se eu tiver de escolher um personagem de quem mais gosto (apesar de isso ser difícil de imaginar), eu poderia ser uma combinação maluca da Ariane e Penn.
3. Você se esforça muito para escrever sobre seus personagens?
Daniel foi meu maior desafio, principalmente porque toda a verdade sobre este personagem tem que ser revelada de forma lenta, de acordo com o ritmo em que a série de livros é trabalhada. A revelação no final do primeiro livro provavelmente era algo que os leitores já esperavam, afinal este é um livro sobre anjos caídos!! Mas há algo muito maior, uma grande revelação sobre Daniel vindo por ai. É um verdadeiro desafio para mim saber o que esta por vir e mostrar aos leitores este ponto de vista. Daniel é um personagem bem complicado! Mas gosto de pensar nele como um trabalho em progresso, uma história em desenvolvimento, e alguém que, acima de tudo, conhece Luce melhor do que ninguém – inclusive ela mesma -, e que tem a melhor das intenções.
4. O que aconteceu com Trevor? Quem é bom e quem é malvado? Por que esses anjos caíram? Por que você matou a Penn? Por que Daniel mostrou o dedo do meio para Luce? Haverá outro triângulo amoroso no próximo livro? Por que você terminou o livro com tantas perguntas sem respostas?
Essa é a parte boa e a ruim em escrever uma série. Eu gostaria de poder te dar todas essas respostas agora, mas por favor acredite em mim quando digo que precisei reter esses detalhes. Eu atormentarei você até “Torment” ser lançado neste outono. Enquanto isso, dá uma olhada nos arquivos da Sword & Cross no www.fallenbooks.com para conhecer um pouco mais sobre quem é quem em “Fallen”.
5. Por que você escolheu escrever em terceira pessoa, ao invés de primeira?
Eu amo falar sobre um ponto de vista e amo brincar com isso nos meus livros. No caso de “Fallen”, eu não escolhi intencionalmente um ponto de vista. A maioria das vezes quando começo uma nova história, eu sigo uma linha em minha mente antes de começar a escrever. No caso, foi a primeira sentença do capítulo 1 (mais ou menos). A escolha de dizer “Luce” ao invés de “Eu” estava implícita, nada que eu não estivesse ciente. Eu só comecei a escrever, mas eu senti que ela deveria ser contada em terceira pessoa, então eu resolvi manter isso. Nós estamos quase na mente de Luce, mas há um pequeno ponto de vista que nos separa. Ela se mantém um pouco incompreendida, o que é como eu quero que ela seja.
6. Quanto tempo foi preciso para escrever “Fallen”?
Eu resplandecia com o primeiro rascunho de “Fallen”, que foi feito em dois meses. Eu escrevi rápido e furiosamente e então, dava um tempo e depois retornava para outro mês ou dois de revisão profunda. Eu escrevo pelo Microsoft Word em um iBook velho cujo as letras do teclado estão desgastadas.
7. Você tem uma lista de músicas para “Fallen”?
Não oficialmente, mas eu escutei algumas músicas enquanto estava escrevendo:
- Drunken Angel, de Lucinda Williams
- You Look So Young Baby, de Jayhawks
- Not Dark Yet, de Bob Dylan
Eu amei aqueles que me mandaram sugestões de músicas, sinta-se livre para passar adiante.
8. E sobre seu outro livro, The betrayal of Natalie Hargove (A traição de Natalie Hargrove)?
Betrayal é meu primeiro livro e foi tão prazeroso de escrever como eu espero que seja para as pessoas lerem. É escuro, engraçado, uma estória gótica sobre o caminho de uma garota que tem o dom de ser uma Abelha-Rainha. É uma mistura de Segundas Intenções com Friday Night Lights(Luzes de Sexta-Feira) com MacBeth (contado pelo ponto de vista da Lady MacBeth) passada no sul contemporâneo. As pessoas que leram Fallen me perguntam se eu fui para uma escola no estilo Sword & Cross. Nem perto! Na verdade, é a escola de Betrayal que está veiculada com a versão da minha escola absurdamente enorme e insana do Texas. Tudo o que Natalie se importa em Betrayal é bem similar com meu coração de colegial.
Como Fallen, Betrayal é rico em gótico sulista – Fallen se passa em Savannah e Betrayal, em Charleston, Carolina do Sul – então o mesmo tipo de cenas sulistas maravilhosamente opressivas são importantes nos dois livros. Mas onde Luce luta para encontrar seu lugar em uma escola nova e desconhecida, Natalie é uma garota no topo – e ela não deixa nada comprometer isso. Como qualquer personagem complexo, as duas têm alguns esqueletos bastante notáveis em seus closets. Natalie é um pouco mais intransigente que Luce, mas eu acho que as duas se dariam bem. Na verdade, o estilo de Nat é uma versão tipo-A de Arriane.
Sem planos (ainda) para escrever a sequência de Betrayal, mas nunca se sabe!
9. Você poderia nos contar um pouco sobre o que irá acontecer em “Torment”?
Eu me diverti muito escrevendo “Torment”. Acho que estou mais orgulhosa dele do que qualquer outro livro que eu tenha escrito até agora. Sério, vai ser BOM. É difícil não poder contar tudo agora, mas o que eu posso dizer é que “Você não esta animado? Será que isso não vai ser ótimo?”. Mas a meu editor provavelmente iria me contar a cabeça se eu dissesse algo mais. Então, em vez isso, eu irei revelar três coisas:
  • Luce aprende mais sobre o seu passado e descobre poderes que até então, não ela não sabia que tinha – e que pode envolver as sombras.
  • Após o segundo livro, uma pré-seqüência (que vai abranger vários anos!) irá seguir a série de livros até o final.
  • Eu publiquei uma preview no meu blog. Confere lá!
10.Você tem algum conselho para os aspirantes a escritores?
Eu tenho escrito história desde que estava na escola, então eu amo falar com pessoas que tem interesse em escrever. Uma pergunta que às vezes eu me faço e que é a melhor resposta para quando estamos “travadas” – e o melhor conselho que posso dar –  é para olhar o cenário por um ângulo diferente e escrever por esse ponto. Digo, eu estou tentando escrever uma cena sobre duas pessoas tendo uma discussão final e não consigo imaginar como fazer isso interessante ou novo. Algumas vezes, quando eu demoro para pensar sobre isso, eu imagino como outra pessoa – meu marido, meu melhor amigo, alguém que eu recentemente tenha discutido – poderia ver o mesmo fim. O que eles notariam sobre que eu não vi, ou vice-versa. Escrevo todo um parágrafo sobre o fim em apenas uma sentença. Depois volto atrás e olho que grandiosa imagem você pode ter. Essa imagem reflete alguma coisa nova nos seus personagens? Guarde essa imagem, jogue fora o resto. Eventualmente, essa forte imagem irá pular primeiro na sua mente.
Para aqueles que estão trabalhando em um livro ou já terminaram um e estão mandando seu trabalho: mantenha-se assim! Eu não acho que você seja muito novo (ou muito velho) para começar a mandar seu trabalho. Além de “Fallen”, eu tenho outro livro que tenho trabalhado por oito anos e eu sei que algum dia eu vou terminá-lo! Eu mal posso contar quantas cartas de rejeição eu recebi ao longo dos anos: de agentes, publicadores, editores e jurados. O que me manteve escrevendo foi o apoio de outros amigos que escrevem – uma persistente determinação que algum dia eu teria algo publicado. Houve tempos que eu pensei que isso nunca aconteceria, mas agora eu estou tão agradecida por não desistir. Um programa Inglês ou de Escrita são ótimas maneiras de conhecer outros escritores e ler muito. Você pode adquiri muita prática escrevendo e revisando um programa acadêmico mas eu não diria que uma graduação é necessária. Se você está procurando por um agente, Mercados de Livros são ótimos para começar. Também há uma tonelada de blogs aí fora com sugestões de agentes. É algo mais sobre achar alguém que combine com seu gosto e sensibilidade.
Para aqueles que pediram, eu sinto não poder olhar seus trabalhos e dar um retorno. Eu adoraria ter tempo para fazer isso, mas eu comecei a trabalhar no meu próximo livro!!
11. Quando você começou a escrever?
Quando eu era mais nova eu escrevia sempre, em vários estilos – poesia, músicas, estórias, várias e várias coisas de diário. Comecei a me focar principalmente na ficção quando estava no colegial e estórias maiores me vinham mais facilmente que estórias curtas. Me formei em escrita criativa na faculdade e fiz mestrado em ficção – mas eu não acho que isso seja necessário para ser um bom escritor. A prática, curiosidade, leitura voraz e diligência são mais importantes que qualquer certificado. Terminei meu primeiro livro logo após me formar na faculdade – mas nada aconteceu com ele. Levou mais seis anos para algum livro meu ser escolhido para publicação.
12. Você lia muito quando criança? Quais são seus livros favoritos?
Sempre fui uma leitora voraz. Não posso sair para tirar um fim de semana de folga sem levar, pelo menos, cinco livros. Quando criança, meu autor favorito era Roald Dahl, e acho que li cada livro dele umas dez vezes. Meus escritores infantis/YA preferidos são Lois Lowry, Frances Hardinge, Meg Rosoff, Maureen Johnson, Phillip Pullman, e John Green. Alguns dos meus livros adultos favoritos são Rumo ao Farol de Virginia Woolf, O Grande Gatsby de F. Scott Fitzgerald, and Cem Anos de Solidão, de Gabriel Garcia Marquez.
13. Posso pedir por uma ARC autografado de Torment?
Todos os meus ARCs de Fallen e Torment acabaram (eu fiz um leilão deles para ajudar a Sociedade de Leucemia e Linfoma e eles sumiram todos!)
Eu aprecio muito todos vocês que estão interessados em resenhar meus livros na internet, e eu os encorajo a se inscreverem no Random Buzzers, no site Random House, para ficar na lista de entrega de ARCs dos livros deles.
14. Quantos livros a série “Fallen” possui ? Qual é o plano de publicação da série?Quando o próximo livro será lançado?
“Fallen” é o primeiro livro de uma série de quatro – e estou escrevendo uma pré-explicação sobre algumas coisas que aconteceram antes da história narrada em “Fallen”. Fala sobre ambos os pontos de vista – Luce e Daniel – e irá ser bem LEGAL.
“Torment” inicia logo de onde “Fallen” terminou e será lançando dia 28 de setembro deste ano (US/UK/AUS). A série tem mais dois livros, “Passion” que será lançado no verão de 2011 (e que estou trabalhando atualmente) e o ultimo livro (ainda sem título), que será lançado em dezembro de 2011.
* Os livros estão dispobíveis em livrarias, online e em audio. A versão em audio ficou realmente legal.
15. Quais são os paises em que “Fallen” foi lançado?
1.Brazil: Editora Record (published this month)
2.Bulgaria: Intense/Locus Books (pub date uncertain)
3.Catalan language: Grup Editorial 62 (published this spring)
4.Czech Republic: Euromedia (pub date uncertain)
5.Estonia: Pegasus (pub date uncertain)
6.Film/Television Partners: Mayhem Pictures/Disney (release date uncertain)
7.France: Bayard (publishes November 9 th, 2010)
8.Germany: Bertelsmann (published this August)
9.Greece: Psichogios Publications (published this August)
10.Hungary: Könyvmoly (pub date uncertain—2010)
11.Indonesia: PT Gramedia Pustaka Utama (published this spring)
12.Israel: Hakibbutz Hameuhad/Sifriat Hapoalim (pub date uncertain)
13.Italy: Rizzoli (published this summer)
14.Korea: Random House Korea (pub date uncertain)
15.Lithuania: Media Incognito (pub date uncertain)
16.Netherlands/Dutch language: Uitgeverij Van Goor (publishes this September)
17.Poland: MAG Publishers (published this July)
18.Portugal: Planeta Portugal (publishes this Septeber)
19.Romania: Editura Litera (pub date uncertain)
20.Russia: Eksmo (pub date uncertain)
21.Serbia: Evro-Giunti (pub date uncertain)
22.Slovak Republic: IKAR (published this summer)
23.Spain: RH/Mondadori (published this spring)
24.Taiwan (Chinese Complex Character): Sun Color Culture (published this spring)
25.Thailand: Post (pub date uncertain)
26.Turkey: Epsilon (pub date uncertain)
27.US/UK/Australia: Random House (published Dec 2009)
16. “Fallen” vai virar filme?
Os direitos dos quatro livros foram adquiridos pela Disney/Mayhem Production em dezembro do ano passado. Eu almocei com o pessoal da Disney e eles estão muito excitados sobre fazer um filme. Eu não tenho nenhuma informação nova ainda, mas espero receber mais detalhes em breve. Eu os manterei informados no meu blog.
* Não há ligação com outro filme chamado “Fallen”, que foi lançado em 2008.
17. Eu posso estar no filme? Por favor!
Eu gostaria que todos estivessem no filme! Todos os meu amigos e parentes tem pedido a mesma coisa. Eu não sei nada sobre o elenco ainda (e eu não estou envolvida com as decisões finais), mas eu prometo, se eu escutar que abriram testes para a Disney, eu informarei no meu blog! E obrigada as pessoas que enviaram sugestões de elenco. Eu também acho que Ed Westick faria um ótimo Cam. Vou passar adiante isso!
18. Você tem algum evento de autógrafos a caminho?
Eu estarei em tour em Setembro-Janeiro/11, fazendo várias paradas no caminho. Confira meu novo site atualizado para saber todas as datas! Nova Iorque, Atlanta, Chicago, Memphis, Nashville, Los Angeles, São Francisco, Portland, Seattle, Dallas e Jackson. MS é certo e eu espero adicionar mais a lista. Além das cidades americanas, eu estarei no Reino Unido no final de Outubro e espero em 2011 na Austrália!
Eu continuo tentando trilhar os locais que os leitores me pedem para visitar, então continuem pedindo! Algum dia eu adoraria visitá-los.
Siga-me no twitter para mais atualizações: @laurenkatebooks

19. Terá um camiseta de Torment?
Sim, o pessoal já está bolando uma – e ela será linda! – mas ainda não esta finalizada, então eu não posso compartilhar uma imagem ainda.
20. Fale mais sobre a arte da capa! Onde posso comprar aquele vestido!
Muitas pessoas tem perguntado sobre meu envolvimento com a arte da capa. Eu, de fato, não tenho nada com isso (o que é uma coisa boa para todos nós) – e não, eu não sou a garota da capa! Ela é uma modelo do Brasil (embora não saiba seu nome), o nome do artista é Fernanda Brusi Gonçalves, e a capa foi desenhada pelo muito talentoso time de designers da Random House. Eu os agradeci muito quando finalmente os encontrei há alguns meses. Desculpe-me, eu não sei quem desenhou o vestido, embora eu soubesse que Morgan LaFaye fez um muito parecido para sua coleção de casamento (que também é preto).
Quando meu primeiro editor me mandou uma imagem da arte, eu levei 30 segundos para livrar minha mente da imagem de outra pessoa e do personagem de Luce, mas depois disso, eu me apaixonei rapidamente. Eu tive a mesma reação com recente capa lançada de Torment. E eu quero ambos os vestidos!


 Bjks e até mais.


Fonte: Up! Brasil.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Um comentário:

  1. Olá ^^. Eu tenho o livro, eu já suspeitava pela sinopse que seria algo desse tipo, mas comprei assim mesmo. A narrativa é boa, mas a idéia de se apaixonar por anjos sejam eles caídos ou não é meio absurda. E a autora está errada sobre a bíblia, em joão 6 de 1 á 4, não se fala a palavra anjo em hora alguma, filhos de Deus eram o povo escolhido de Israel e que Deus houvera dito para não se misturar. Bem, ficção é ficção... mas que anjos andam sobre a terra é verdade, mas eles não podem se apaixonar.

    ResponderExcluir